Um assunto que aparece com frequência nas discussões sobre Scrum é a comparação entre as funções de Scrum Master e Gerente de Projetos.
O Scrum Master trabalha com e para a equipe, ele é um facilitador que lida diretamente com o lado humano, já que as principais características esperadas de um ScrumMaster são responsabilidade, colaboração, humildade, comprometimento, influência e conhecimento, diferentemente do papel estratégico de comando, controle e atribuição de tarefas exercido por um Gerente de Projeto.
Responsabilidades de um ScrumMaster:
- Permitir o auto-gerenciamento da equipe;
- Garantir a comunicação da equipe de forma clara e objetiva;
- Garantir o uso correto das práticas do Scrum;
- Proteger a equipe de interferências externas;
- Facilitar as reuniões do projeto;
- Transformar divergências em convergências.
Responsabilidades de um Gerente de Projeto:
- Distribuir recursos de forma eficiente entre a equipe;
- Avaliar as contribuições individuais e coletivas;
- Utilizar métricas que ajudem na performance do time;
- Tomar decisões de projeto baseadas não somente no prazo e orçamento.
Enfim, o Gerente de Projeto deve ter muito mais o papel estratégico do que operacional deixando o papel facilitador para o ScrumMaster e dando suporte e autonomia para que ele remova qualquer impedimento.
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