quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

A chegada do Scrum

Uma matéria da INFO de 2009, "Pronto para o Scrum?", faz uma abordagem do cresimento do Scrum no Brasil. As metodologias ágeis se tornaram o mantra das equipes de desenvolvimento.

Em entrevista com o paulista Alexandre Magno, 32 anos, que já estava desmotivado com o Gerenciamento de Projeto, fala que encontrou uma luz quando conheceu as metodologias ágeis e passou a ser diretor da consultoria AdaptWorks, que ajuda a implementar o Scrum, a mais badalada metodologia ágil do momento, em times de desenvolvimento de grandes empresas do Brasil e da Europa.

O Scrum já faz parte do dia a dia de grandes empresas como Microsoft, Citibank, Globo e já virou presença obrigatória para quem desenvolve para web.

Um ponto legal citado na matéria é o uso do Scrum no site do BBB... Calma, não é legal porque é o site do Big Brother, legal é a experiência dos caras da Globo.com junto ao scrum. "Tínhamos um prazo extremamente apertado para a criação do site do BBB em 2007. Trabalhando como linha de produção não daríamos conta." Foi o que disse Jacques Varaschim, diretor de tecnologia do Globo.com, quando viu o prazo apertado, a equipe pequena e a chefia com grandes expectativas. "Precisávamos quebrar paradigmas e decidimos que aquela equipe trabalharia com Scrum." O que deu certo, o Scrum atacou os problemas e colaborou para a conclusão do site no prazo. De lá pra cá o Globo.com adotou o Scrum em todas as suas 18 equipes de desenvolvedores. No total, 150 profissionais seguem uma rotina mais ágil.

Não se esqueçam, as informações deste post são de uma matéria de 2009, portanto não estão atualizadas, a intenção foi mostrar como o Scrum se tornou tão importante para uma empresa tão grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário